RGB "MEMÓRIA PROCESSUAL", 2023
RGB "MEMÓRIA PROCESSUAL", 2023
“Em 2022 convidámos as participantes e o público ao exercício de expirar.
Em 2023, O processo de trabalho tem o nome Memória Processual, ou também, Memória Processual: a arte como repetição.
Continuamos na senda de refletir sobre conceitos tangentes à condição humana, numa era em que não temos consciência se a Inteligência artificial (IA) nos aproxima ou afasta do equilíbrio entre Natureza e Tecnologia. Ser Humano (SH) exerce a força de um verbo, ser. É preciso ser.
Este é um projeto que gera contributos para uma nova geografia da consciência das coisas, ou da arte como ato de visualizar e sentir para um exercício diário de tornar coisas – essa palavra sem sentido – como a empatia e a beleza lugares banais, capacidades do ser humano.
À pergunta “O que é a memória processual?”, respondeu a IA do chat.openai.com/chat, no dia 07.03.2023, às 16:37:
“A memória processual, também conhecida como memória de trabalho ou memória operacional, é um sistema de memória temporário e limitado em capacidade que nos permite armazenar e manipular informações cognitivas em tempo real durante a realização de tarefas mentais.
A memória processual é responsável por armazenar temporariamente informações como números, letras, palavras e imagens, que são necessárias para executar uma determinada tarefa. É um sistema de memória ativo, que nos permite manipular, transformar e integrar informações para atingir um objetivo específico.
Por exemplo, quando estamos a resolver um problema matemático, a memória processual é usada para armazenar os números e operações envolvidos na resolução do problema. Quando estamos a ler um texto, a memória processual ajuda-nos a manter em mente o que acabamos de ler para que possamos entender a mensagem global.
A capacidade da memória processual é limitada e varia de pessoa para pessoa. No entanto, é possível treinar e melhorar a eficiência deste sistema de memória por meio de técnicas de memória e treinamento cognitivo específico.”
Mais sucintamente, a Memória Processual permite-nos realizar tarefas com um nível de consciência baixo..”
- Carlos Veríssimo
Coordenação de projeto:
_João Aidos
Direção Artística e Curadoria:
_Carlos Veríssimo
Curadoria adicional:
_Museu Zer0
_Revista FOmE
_Soraia Silva
Produção/Montagens:
_Carlos Veríssimo
_Guilherme Simões
_Gil Cardoso
_Soraia Silva
_Paulo Rafael
Design:
_Billy Verdasca
_João Borda de Água
Entrevistas:
_Pedro João Santos
Redes Sociais e imprensa:
_Lara Gésero
Registo videográfico:
_Billy Verdasca
Registo fotográfico:
_João Borda de Água
Estratégia de comunicação:
_Lara Gésero
_Pedro João Santos
Revisão de texto:
_Pedro João Santos